segunda-feira, 8 de julho de 2019

Escolhi minha especialidade Médica!

https://amzn.to/3ten0Tn


Fala galera,
Mas um semestre chegou ao fim e eu consegui ser aprovado (sem prova final! 😄😄).
Vou para a 8° Fase - última do ciclo clínico, depois é internato/doutorado.
Foi um semestre pesado, com muitas aulas infinitas e provas sobre raridades que nem os professores médicos veem - infelizmente toda Universidade tem professores doidos, o mais importante é que eu estou passando por eles 😂

Descrição perfeita  

Apesar das dificuldades consegui passar bem e ,ainda, decidir qual especialidade médica vou seguir.
Como estou indo para a última fase do ciclo clínico, já cursei quase todas as especialidades médicas - só falta infectologia e eu não gosto - o que gera mais segurança na escolha.
Desda quarta fase eu e uns amigos temos feito uma lista sobre as três principais escolhas de especialidades médicas naquele momento - pra ver a variação ao longo do curso. A minha ficou assim:


Quarta fase
1) Plástica
2) Ortopedia e traumatologia 
3) cirurgia pediátrica
Quinta fase
1) ortopedia e traumatologia 
2) plástica
3) endocrinologia
Sexta fase 
1) ortopedia e traumatologia 
2) generalista
3) endocrinologia
Sétima fase 
1)ortopedia e traumatologia 
2) plástica
3) ortopedia 

Sempre achei a ortopedia interessante, faltava apenas eu cursar a matéria e ver realmente como é...achei irada! Mas além do romantismo de apenas gostar de uma área, não poderia deixar de fazer uma análise mais fria da especialidade, então considerei alguns pontos.

Ortopedia e traumatologia

1) Perfil do Paciente e da relação médico paciente: 
2) Remuneração: 
3)Onde quero morar
4) Rotina de trabalho
5) Qualidade de vida
6) Tempo de residência

Utilizei esse livro pra ajudar na decisão 
Falando um pouco sobre a remuneração (sei que é uma área que o pessoal aqui da blogosfera quer saber). Por ser uma especialidade cirúrgica, já tem uma renda maior - na medicina os procedimentos são os meios de maior renda do médico, o clínico , geralmente, tem uma renda bem menor que o cirurgião. E dentro das especialidades cirúrgicas, a ortopedia está entre as 5 áreas que o médico ganha mais dinheiro!  
Após eu me formar eu irei prestar prova para ortopedia, caso passe, tenho mais três anos de residência e então uma nova prova (Título em especialista em ortopedia e traumatologia- TEOT).
Está ai a maior desvantagem dessa especialidade, essa prova é absurdamente difícil, 35% dos alunos reprovam. 
Só para ficar claro pra quem não entende muito de medicina, cada especialidade médica tem suas regras, nem todas tem provas após a residência, e nenhuma tem o grau de dificuldade da TEOT ( boatos médicos). Por exemplo, para fazer psiquiátrica, basta fazer apenas a residência, não necessita de prova. 
Segundo ponto de desvantagem da ortopedia é a carga horária da residência, esse também é ponto muito "famoso" dentro da área médica, o residente em ortopedia faz em média 120h/semana! Porém no terceiro ano essa carga horária cai bastante - até porque o residência precisa estudar para o TEOT. 

Por hoje era isso pessoal, obrigado por acompanhar.
Um abraço!
Como as outras especialidade veem o orto 😂




19 comentários:

  1. Ortopedia é? Interessante.

    Estou indo para o quinto período.

    ResponderExcluir
  2. Cara, por ter baixo nível de aprovação nessa prova quer dizer que você tem uma ótima oportunidade. Baixíssimo nível de concorrÊncia. Passando nela tu vai estar feito.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa maneira de ver a situação Dividendos UFRJ, não havia pensado nisso.
      Obrigado por participar

      Excluir
  3. Fala, IU. Você com certeza pesou bem todos os fatores, dificilmente vai se arrepender da escolha.

    Desejo sorte nessa nova etapa.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal a sua história, cara ! Também sou estudante de medicina, em uma estadual. Finalizando o primeiro ano. Vim da engenharia, trampei e estamos na luta da revolução de patrimônio, corpo e mente.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Eu sou Marco Antonio Santana, um dos autores do livro que você leu. Espero que tenhamos ajudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!
      Grande honra sua presença aqui!
      Parabéns pelo ótimo livro, me ajudou muito.
      abraço

      Excluir
  6. Amigo faço farmacia na uff niterói. Cara ja não aguento mais esse curso... Sempre quis fazer medicina, Carga horária da farmácia é grande ( Tempo integral ) estuda muito (assuntos que até gosto) Mas o Pós da carreira é muito ruim!! Até hj só encontrei oportunidades para estagiar em farmácia e o Pós formado é basicamente drogarias, farmácias publica e privada e farmacia de manipulação com salário de no máximo o piso salarial 3 mil reais basicamente. O que mais me deixa indignado é a acomodaçao da classe farmaceutica e do conselho de farmácia. Eu me identifiquei muito com sua história e gostaria de perguntar. Como conseguiu as bolsas de estudo em cursinhos pré vestibular ? é muito difícil, como vc fez ? Esse ano fiz o enem também tirei 670.49 pts. Devido ao conhecimento em natureza e matemática e uma boa redação. Mas nao foi suficiente infelizmente! Será que consigo um desconto em bolsas de coursinho ? Estou desesperado ! se puder me responder eu agradeço muito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro.
      Então, meu conselho é cair fora o mais rápido possível.
      Eu fiz assim pra passar:
      Eu tranquei o curso em maio...ai fiquei em casa até final do ano estudando sozinho.
      Com a nota que eu tirei consegui bolsa por 1 ano no cursinho
      ai passei
      Tem um poste que conto mais em detalhes... "como passei em medicina"
      abraço

      Excluir
  7. Oi tudo bem ? Meu nome é Pedro e sou estudante de farmácia da uff niteroi. Fiquei muito interessado na sua história até a aprovaçao em medicina. Assim com você também sou apaixonado pela medicina, mas entrei em farmácia pensando em estudar pra vestibular em casa! Infelizmente ja se vão 2 anos e nada. Nao estou mais suportando cursar farmácia ( Apesar de gostar das matérias ) Pois nao vejo futuro na profissão, mesmo entendendo a ramificação da área farmaceutica. Grande parte dos farmaceuticos estão atrás de balcoes de drogarias e farmácias sem nenhuma perspectiva de crescimento na área! A grande porta do farmaceutico é a drogaria. Sendo os outros meios, muito mais complicados devido a disputas com outros cursos como BioQuimica , BioMedicina , e até a propria Quimica industrial e outras áreas da saúde. Desgostei completamente da farmácia por esse aspecto. Ja tentei enem esse ano novamente mas só obtive nota 670.49 ( insuficiente para aprovação em medicina ) . Estou desesperado procurando em fóruns uma história como a sua para tentar tirar alguma motivação, uma saida para isso. Tenho uma pergunta, Como conseguiu bolsa de 100% nos cursinhos ? Pode me ajudar com alguma dica ou algo do tipo ? Estou sem dinheiro pra pagar uma mensalidade de um curso bom como PH em niteroi. Como fez para conseguir ? Obrigado !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala pedro, tem que ir nos cursinhos pedir bolsa na cara dura.
      Eu tentei em vários...
      Não pode ter vergonha, chega lá na recepção e diz que quer pedir bolsa...chama o responsável....
      os cursinhos adoram o pessoal mais velho, porque geralmente são alunos focados ( vc vai perceber que é verdade!)
      espero que de tudo certo na sua história
      abraço

      Excluir