segunda-feira, 8 de julho de 2019

Escolhi minha especialidade Médica!

Fala galera,
Mas um semestre chegou ao fim e eu consegui ser aprovado (sem prova final! 😄😄).
Vou para a 8° Fase - última do ciclo clínico, depois é internato/doutorado.
Foi um semestre pesado, com muitas aulas infinitas e provas sobre raridades que nem os professores médicos veem - infelizmente toda Universidade tem professores doidos, o mais importante é que eu estou passando por eles 😂

Descrição perfeita  

Apesar das dificuldades consegui passar bem e ,ainda, decidir qual especialidade médica vou seguir.
Como estou indo para a última fase do ciclo clínico, já cursei quase todas as especialidades médicas - só falta infectologia e eu não gosto - o que gera mais segurança na escolha.
Desda quarta fase eu e uns amigos temos feito uma lista sobre as três principais escolhas de especialidades médicas naquele momento - pra ver a variação ao longo do curso. A minha ficou assim:


Quarta fase
1) Plástica
2) Ortopedia e traumatologia 
3) cirurgia pediátrica
Quinta fase
1) ortopedia e traumatologia 
2) plástica
3) endocrinologia
Sexta fase 
1) ortopedia e traumatologia 
2) generalista
3) endocrinologia
Sétima fase 
1)ortopedia e traumatologia 
2) plástica
3) ortopedia 

Sempre achei a ortopedia interessante, faltava apenas eu cursar a matéria e ver realmente como é...achei irada! Mas além do romantismo de apenas gostar de uma área, não poderia deixar de fazer uma análise mais fria da especialidade, então considerei alguns pontos.

Ortopedia e traumatologia

1) Perfil do Paciente e da relação médico paciente: 
2) Remuneração: 
3)Onde quero morar
4) Rotina de trabalho
5) Qualidade de vida
6) Tempo de residência

Utilizei esse livro pra ajudar na decisão 
Falando um pouco sobre a remuneração (sei que é uma área que o pessoal aqui da blogosfera quer saber). Por ser uma especialidade cirúrgica, já tem uma renda maior - na medicina os procedimentos são os meios de maior renda do médico, o clínico , geralmente, tem uma renda bem menor que o cirurgião. E dentro das especialidades cirúrgicas, a ortopedia está entre as 5 áreas que o médico ganha mais dinheiro!  
Após eu me formar eu irei prestar prova para ortopedia, caso passe, tenho mais três anos de residência e então uma nova prova (Título em especialista em ortopedia e traumatologia- TEOT).
Está ai a maior desvantagem dessa especialidade, essa prova é absurdamente difícil, 35% dos alunos reprovam. 
Só para ficar claro pra quem não entende muito de medicina, cada especialidade médica tem suas regras, nem todas tem provas após a residência, e nenhuma tem o grau de dificuldade da TEOT ( boatos médicos). Por exemplo, para fazer psiquiátrica, basta fazer apenas a residência, não necessita de prova. 
Segundo ponto de desvantagem da ortopedia é a carga horária da residência, esse também é ponto muito "famoso" dentro da área médica, o residente em ortopedia faz em média 120h/semana! Porém no terceiro ano essa carga horária cai bastante - até porque o residência precisa estudar para o TEOT. 

Por hoje era isso pessoal, obrigado por acompanhar.
Um abraço!
Como as outras especialidade veem o orto 😂





4 comentários:

  1. Ortopedia é? Interessante.

    Estou indo para o quinto período.

    ResponderExcluir
  2. Cara, por ter baixo nível de aprovação nessa prova quer dizer que você tem uma ótima oportunidade. Baixíssimo nível de concorrÊncia. Passando nela tu vai estar feito.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa maneira de ver a situação Dividendos UFRJ, não havia pensado nisso.
      Obrigado por participar

      Excluir