https://amzn.to/3RY9KM6
Como sou um pobre fodido, sempre tive que correr atrás de grana na faculdade, ao longo desses 5 anos percebi algumas formas de ganhar dinheiro dentro do curso - inclusive umas meio polêmicas 😈. Vou compartilhar todas que eu conheço e quais já fiz.
RESULTADO DO VERÃO DE 2020 (QUEM DERA 😭😭😭) |
Antes de começar deixa eu lembrar vocês que o aluno de medicina não pode fazer um estágio tradicional como os outros cursos, porque o curso é integral e nem existem vagas como no curso de direito ou engenharia. Então vamos ver as opções para os pobres.
1) Monitoria, Iniciação científica e extensão universitária:
Essas modalidades são oferecidas pela universidade, pagam muito mal (na minha universidade uns 200/mês) e dão muito trabalho, são bons para o currículo mas pensando em dinheiro não vale a pena.
obs: Fiz monitoria e iniciação científica mas só porque precisava muito da grana.
2) Youtuber:
Uma ótima forma de ganhar uma grana. O mercado online consume quase todo tipo de conteúdo voltado pra medicina, não precisa de muito critério, basta ter o nome Medicina do lado que vc já vai ganhar algumas visualizações. Se vc der uma olhada no youtube irá perceber que mesmo conteúdos fúteis tem resultados.
Obs: Infelizmente eu só fui fazer um canal no 5° ano então acho que não vou conseguir muita grana até me formar.
VC SÉRA SEGUIDO SÓ PQ FAZ MEDICINA, Ñ IMPORTA O CONTEÚDO |
3) Instagram:
Está muito famoso as medvlogs no momento. Mas quem são elas? Se você analisar os perfis irá perceber o seguinte: garotas, ricas, lindas, gostosas e por vezes fúteis. Não me entenda mal, não julgo elas por mostram a bunda no insta e ganharem grana com isso. Porém vc pobre fodido e feito tem que entender que mercado é esse para não se iludir achando que vai ganhar dinheiro com 2k de seguidores. Elas já são lindas e ricas, não enriqueceram com isso, o insta é só uma nova forma delas serem "atrizes da globo".
Obs: As empresas pagam pelo marketing com produtos e as vezes dinheiro. Eu ,como vocês devem imaginar, nunca tive esse trabalho.
ENTENDA, AS GAROTAS SÃO RICAS E LINDAS! (MEDVLOG FLAVIA.JU) |
4) Cirurgia:
Todo cirurgião precisa de um auxiliar e, as vezes, o hospital não oferece. O que o cirurgião faz? Contrata um acadêmico! Além de ajudar no ato operatório geralmente vc também faz a papelada (vc vira secretário 😂😂).
Obs: comecei a fazer no fim do 4° ano. Ganhava 100/ período. Fiz dentro da ortopedia, então ao mesmo tempo que ganhava dinheiro aprendia minha futura especialidade. A merda é que o COVID fodeu com as cirurgias eletivas (marcadas) e ai acabou o meu trabalho.
5) Plantões:
É comum o médico emendar um plantão no outro - por vezes bem mais de um. Por lei ele só poderia fazer 36h direto. Então, o que o médico faz quando tá muito cansado e tem que dar um plantão noturno? Chama um acadêmico! Aí o aluno fica com o carimbo dele na porta da emergência e ele fica no quarto ...caso chegue algum caso mais grave vc liga pra ele.
Obs: Também comecei esse no fim do 4° ano. Ganhava 150/12h. Fiz dentro da ortopedia, nas férias de janeiro e fevereiro de 2020 trabalhei pra caramba em plantão e Centro cirúrgico. Vale muito a pena!
6) Empresas de Educação médica ou produtos médicos(livros):
Assim como tem diversas empresas de cursinho preparatório para entrar no curso de medicina, tem para entrar na residência médica. Além disso, algumas dessas empresas vendem livros também.
Obs: Eu nunca ganhei muito dinheiro com isso, a empresa que trabalho paga 10% do valor, em 6 meses ganhei em torno de uns 800 reais. Mas eu não sou bom vendedor.
7) Fazer provas ou trabalhos para os outros
Já ouvi alguns alunos falando a respeito disso, mas como a minha universidade é pequena (os professores sabem meu nome) e não tem muitos trabalhos (quase sempre é prova) eu nunca corri muito atrás disso. Dizem que nas federais isso é mais frequente.
8) Plantões em dupla
Alguns alunos quando se formam tem medo de dar plantão sozinho em emergência, por falta de experiência e ,na maioria das vezes, falta de estudo! Se você for um alunos estudioso pode oferecer seus serviços aos recém formados. É só acompanhar o colega durante o plantão e tocar o serviço. O pagamento é variado, uns 200/12h.
Eu nunca fiz, soube de um colega que está fazendo.
Por hoje era isso pessoal
Abraço!