terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Aprendendo inglês de graça




Gosto de pensar que a única diferença de saber ou não inglês em uma seleção é: se você não sabe. Se você sabe não muda nada, porém se você não sabe muda. Inglês e português devem ser línguas nativas para o brasileiro, principalmente o universitário.
Quando você está no meio de uma conversa com seus amigos e surge a frase.

- Me matriculei em uma escola de inglês!

Geralmente ela vem acompanhada de comentários como:

- Hum...muito bom. Ótimo investimento, investir em estudos sempre é a melhor coisa.

         Bem, em minha opinião é baboseira. Isso é gastar dinheiro! Investir é outra coisa. Infelizmente, eu já cometi esse erro. Contudo, foi por pouco tempo apenas 6 meses. 
         Você pode sim aprender inglês sem gastar dinheiro, apenas com a internet! É totalmente possível e por vezes mais eficiente do que em escola regular. Quando estava começando a estudar inglês passei o primeiro mês tentando encontrar uma fórmula mágica de aprendizado. Como óbvio, a única coisa que encontrei foram vários charlatões, que diziam ter o segredo do aprendizado instantâneo. Era só pagar a matrícula que ele te revelaria.
Não existe formula mágica! Apesar de quase todas as novas escolas e professores de inglês venderem esta idéia. Você tem que estudar com disciplina, e só. Existem sim estratégias para maximizar seus estudos. Todavia, são apenas dicas que podem ou não te auxiliar.
Minha estratégia para o aprendizado de um novo idioma é simples. Consiste basicamente de quatro pilares. Compreensão, fala, leitura e escrita. Estes são os aspectos a serem trabalhados caso você queira se tornar fluente em um idioma. Contudo, se você deseja apenas se comunicar, se torna bem mais fácil. Por exemplo, caso você queira viajar para um país apenas a passeio o que não vai necessitar de quesitos como leitura e escrita, você só precisa desenvolver a fala e compreensão.

Agora vou detalhar como você pode desenvolver cada uma delas de graça!

1)Compreensão: julgo ser a principal determinante no aprendizado de um novo idioma. Como você desenvolve? Ouvindo. Você tem que ter o máximo de contato possível com o idioma, ouvir músicas, assistir filmes, séries e etc. Em minha opinião, assistir vídeos em inglês com legendas em inglês é o método mais fácil e barato de aprimorar seu novo idioma. Está tudo na internet.

2) Fala: Aqui fica a desculpa da maioria das pessoas que são a favor das escolas regulares de inglês, argumentam que em sala de aula elas podem praticar seu novo idioma. Tenho uma coisa para contar a essas pessoas... SKYPE! Existe diversos sites na internet lotados de pessoas doidas para treinar seu inglês 24h por dia no skype, basta você ser“gente boa”! Ademais, em quase todas as universidades do país você pode encontrar grupos de conversação. Pesquise, você vai fazer novos amigos e aprender um novo idioma.

3) Leitura: Aqui reside boa parte da gramática básica, você deve aprender ela se deseja ler em inglês. Talvez você consiga aprender a gramática apenas com a leitura de textos, porém julgo complicado. Além disso, acredito que executando os quatro pilares ao mesmo tempo seja uma boa estratégia para desenvolver o novo idioma. Aprender os tempos verbais e a gramática básica não requer execução de 7 livros de inglês em exercícios do verbo to be. E sim uma pequena parte da gramática. Vale lembrar que a melhor leitura é aquela que te interessa. E se você acha que no Brasil existem sites fascinantes, é porque você ainda não pesquisou em inglês! Caso não tenha idéia, que tal começar pelo the new Yorktime?

4) Escrita: = Prática. Minha dica é comece com chats, por exemplo, amigos no skype. Aos poucos seu pensamento em inglês ficará mais fluente e as palavras viram naturalmente. Se você deseja passar em testes como IELTs, existem diversos sites na internet com exemplos de bons textos.

         Para o iniciante a compreensão é o principal fator a ser desenvolvido. Por isso, aconselho dedicar mais tempo com este aspecto no início. Em seguida acrescente um pouco de prática com conversação e leitura. Quando estiver com mais experiência comece a desenvolver a escrita.
         Como em qualquer atividade na vida você tem que ter disciplina. Caso julgue mais fácil pagar alguém para dizer o que está escrito de graça na internet tudo bem, o dinheiro é seu. Porém, lembre-se: Nada determina mais o seu enriquecimento do que o quanto você poupa por mês. Então qualquer coisa que você consiga fazer para economizar dinheiro está valendo! 


       A técnica de estudo para um novo idioma segue idêntica a quando você tem que estudar para uma prova. Estude constantemente, ou seja, TODO DIA! O que determina o tempo de aprendizado de um novo idioma é o tempo que você dedica a ele. Por exemplo, se você não tem pressa em apreender dedique apenas 40 minutos por dia.

APRENDIZADO= TEMPO DE ESTUDO X DIAS DE ESTUDO


Vou deixar registrado diversos sites que utilizo para melhorar meu inglês e uma tabela para auxiliar a divisão do seu tempo de acordo com a evolução do seu inglês, com intuito de maximizar seus resultados.

Divida seu tempo de estudo entre os seguintes aspectos.

1° mês:  80% compreensão
               10% Fala
               10% Leitura

2° mês: 75% compreensão
              15% Fala
              10% Leitura             
                   
3° mês:  70% compreensão
              20% Fala
              10% Leitura

4° mês:  65% compreensão
               25% Fala
               10% Leitura

5° mês: 50% compreensão
                25% Fala
                15% Leitura
                10% Escrita

6° mês: 40% compreensão
                35% Fala
                15% Leitura
                10% Escrita

7° mês: 30% compreensão
                35% Fala
                25% Leitura
                10% Escrita

8° mês: 25% compreensão
                35% Fala
                25% Leitura
                15% Escrita

9° mês: 20% compreensão
                35% Fala
                25% Leitura
                20% Escrita

10° mês: 15% compreensão
                 35% Fala
                 25% Leitura
                 25% Escrita

11° mês: 15% compreensão
                 35% Fala
                 25% Leitura
                 25% Escrita

12° mês: 15% compreensão
                 35% Fala
                 25% Leitura
                 25% Escrita

Sites que eu indico:

http://www.ielts-exam.net/
http://www.ielts-writing.info/
https://www.youtube.com/channel/UCicjynhfFw2LiIQFnoS1JTw

Abraço a todos!

:D

4 comentários:

  1. Fantástica sua dica, minha uma das minhas metas e ficar bom no inglês e poder explorar uma gama de oportunidades na minha carreira profissional. Valeu obrigador por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Surveyor!
      Sucesso no aprendizado do novo idioma.
      Um abraço

      Excluir
  2. IU

    Obrigado pelas dicas, vou segui-las.

    valeu

    ResponderExcluir