quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Minha estratégia em investimento

         


         Assim como estudar para aquela prova foda de cálculo da universidade requer estratégia, em investimentos é a mesma coisa. Você não pode sair aplicando seu dinheiro no mercado de ações em qualquer lixo de empresa. 




        Como em qualquer outro investimento, no mercado de ações há riscos, e esses riscos são proporcionais ao seu rendimento. No momento de escolha das empresas, sigo uma cartilha básica, sobre quatro principais aspectos.

1)Dívida: Representada pelos empréstimos e financiamentos bancários e debêntures emitidas ainda válidas.

2) Lúcro: Receita líquida menos os custos e as despesas das vendas. 

3)Património: Volumes de recursos próprios da empresa pertencentes ao acionista


4)Receita líquida: Vendas totais menos: devoluções e vendas canceladas,descontos concedidos, imposto e contribuições sobre a venda.


        Como exemplo, peguei os dados da VALE no site do Bastter.



       Não é por nada que a empresa é considera uma blue ship. Os dados são sólidos e a empresa só cresce nos últimos 10 anos. Agora vamos analisar os dados da JBS, para quem não conhece esta empresa atua na área de alimentos processados. 



       É fácil perceber a diferença. Enquanto a VALE é uma empresa uniforme, a JBS está com o balanço inconstante. As dívidas são maiores até mesmo que o patrimônio da empresa. Portanto, para escolha das empresas eu analisei aspectos fundamentalistas e tentei diversificar entre os setores. Somente isto, nada mais. Sem grande fórmula mágica ou mistério. Minha estratégia é investir pouco, porém constante até o final da graduação. Com isso, espero adquirir mais conhecimento e experiência ao longo dos anos.

Abraço a todos!

:D

Nenhum comentário:

Postar um comentário